14 setembro 2007

MDJ em São Paulo - 2008

A Missão Dehoniana Juvenil acontecerá no mês de janeiro de 2008 na Paróquia/Santuário São Judas Tadeu e em nossas Comunidades.
Jovens Missionários vindos do Paraná, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Vale do Paraíba e São Paulo vão participar do dia 11 até 28 de janeiro de 2008.

Quais comunidades serão missionadas?
São oito comunidades. Todas elas carecem de um trabalho mais sistemático e algumas delas de lideranças, visto que a Paróquia mãe abarca grande parte das lideranças nas suas atividades pastorais.
Nem todas as comunidades têm condições ou estrutura para acolher um grupo de missionários. Assim, reagrupamos algumas, chegando assim a seis grupos:
1. Santuário São Judas Tadeu.
2. Comunidade Cristo Rei.
3. Comunidades: Nossa Senhora Aparecida e Sagrado Coração de Jesus (Mauro I e Mauro II.)
4. Comunidades: Família de Nazaré e Nossa Senhora Aparecida (Palermo).
5. Comunidades: Imaculado Coração de Maria (Oiticicas) e Beato Padre Anchieta.
6. Comunidade São José (Creche Baronesa).
Basicamente, os missionários jovens procurarão realizar: trabalhos com crianças; com jovens; com as lideranças; com os idosos; visitando as famílias.


"Sabemos das dificuldades que vamos encontrar, pois esta é a primeira experiência numa grande metrópole. Porém não caminhamos sozinhos, e sabemos que o grande protagonista da missão não somos nós, mas o Espírito Santo que nos guia e envia em missão. Queremos ser os discípulos e missionários CHAMADOS pelo Pai, FORMADOS pelo Filho e ENVIADOS pelo Espírito Santo."

Ouvindo o apelo da Igreja Latino-americana e do Caribe, escolheu-se o tema: "Discípulos e Missionários CHAMADOS pelo Pai".
A missão da Igreja é evangelizar. Jesus Cristo continua presente nos discípulos missionários, filhos de Deus pelo Batismo. Ser discípulo é configurar-se a Jesus, recebendo a graça do nascimento novo no Sacramento do Batismo, e tornando-se membro do Corpo de Cristo que é a Igreja.
Ser discípulo e missionário de Jesus inclui: anunciar a Boa Nova, a boa nova da vida, a boa nova da justiça e do amor, tendo em Jesus o único Mestre: "um só é vosso Mestre" (Mt 1,8), fazendo dele o ideal de nossa vida, a exemplo do apóstolo Paulo: "para mim viver é Jesus Cristo".
Discípulo e missionário, duas palavras diferentes, mas exatamente com o mesmo sentido. Ninguém pode ser discípulo e não ser missionário nem ser missionário sem ser discípulo. Somos chamados para ser discípulos e, como discípulos, somos enviados em missão.
A missão da Igreja hoje é a mesma recebida pelos Apóstolos no dia da Ascensão do Senhor: "vão e façam com que todos os povos se tornem meus discípulos" (Mt 28,19). Essa missão tem sido possível porque carrega consigo a promessa de Jesus: "o Espírito Santo descerá sobre vós, e dele receberão a força para serem minhas testemunhas..." (At 1,8).
É urgente retomar a atitude missionária, não como dedicação de uns poucos, mas como atitude geral e permanente de cada membro da Igreja, não como um dever imposto, mas como uma atitude generosa de cada batizado.

Equipe MDJ da Paróquia/Santuário São Judas Tadeu - São Paulo
publicado no Jornal do Santuário, em setembro 2007.

Nenhum comentário:

Arquivo


Portal DEHON Brasil