Estamos chegando ao fim de mais um ano, e neste momento passamos a refletir, ou deveríamos, como anda nossa caminhada e o que foi feito e não foi feito no ano que se encerra. Já começamos a ouvir as músicas de natal pelas ruas, as crianças enviando cartas ao Papai Noel, as casas iluminadas, as famílias se unindo em volta de uma mesa farta e as pessoas amando e sorrindo cada vez mais. Que bom seria se fosse sempre assim. Esta data me emociona bastante cada ano que passa, ela nos faz meditar que todos somos irmãos e que alguns tem o que muitos outros não tem, incentivando um sentimento cada vez mais profundo de solidariedade. Mas sobretudo esta data é tempo de acreditar, começar ou recomeçar juntamente com a história de Amor do Emanuel que se faz Deus conosco.
A Missão Dehoniana Juvenil neste fim de ano inicia um momento de grande espiritualidade para a 4º Etapa de Missões na Paróquia Nossa Senhora Mãe da Igreja em Taubaté - SP. Os jovens do grupo que durante o decorrer deste ano se prepararam com afinco para este importante momento, se dedicam ainda mais na vivência do carisma Dehoniano e na formação pessoal e social, para transmitirem durante a missão um amor solidário e missionário - características fundamentais de nossa espiritualidade.
Este momento sensível ao sentimento solidário, ao "fazer o bem não importa a quem" nos faz refletir ainda mais sobre o tema de nossa próxima missão :"Construir uma Sociedade Solidária". Nossa preparação para a missão quer fazer uso da linda frase de Padre Dehon: "O Reino de Deus é a comunhão salvífica dos homens com Deus e dos homens entre eles. O cristão tem vocação e missão de trabalhar nele para a realização concreta dos valores que são a justiça, o amor e a misericórdia".
Sendo assim, a missão cristã não se interessa somente com as coisas, ditas espirituais e sobrenaturais. Ela preocupa-se também com as realidades materiais e sociais. O termo "Reino", como Pe. Dehon nos diz acima, nos leva a pensar de que não somente devem ser salvas as almas individuais, mas sim o universo inteiro, o corpo e a alma, o individuo e a sociedade, o ser-humano e as outras criaturas. A salvação então é cósmica, ela abraça toda a criação, como nos diz o Apostolo Paulo em Carta aos Romanos "Pois a criação foi sujeita à vaidade (não voluntariamente, mas por vontade daquele que a sujeitou), todavia com a esperança de ser também ela libertada do cativeiro da corrupção, para participar da gloriosa liberdade dos filhos de Deus" (Rm 8, 20-21).
Ao final deste ano, agradecemos a todos os que de alguma forma contribuíram para o crescimento e a formação dos jovens da MDJ que irão para as missões: A Deus pelo dom de nossas vidas, aos nossos formadores, aos padres de nossa paróquia, aos Leigos Dehonianos, as tias que trabalharam na cozinha em nosso retiro e principalmente as nossas famílias que aceitaram com satisfação as "perdas" de muitos domingos em casa, para estarmos em união espiritual em nossas reuniões na Igreja. A todos vocês e a todos os que leram durante este ano as matérias sobre Pe. Dehon em nossa Revista Paroquial o nosso Muito Obrigado e um Feliz e Abençoado Natal!
Venerável Servo de Deus, Pe. Dehon rogai por nós!
Gabriel Marques
MDJ - Penha, Rio de Janeiro
MDJ - Penha, Rio de Janeiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário